Sucos verdes

Sucos Verdes

Volta das férias, sensação de inchaço, de ter comido demais e ganhado uns quilinhos?

É hora de voltar aos exercícios físicos regulares, a rotina alimentar saudável, a hidratar e “desintoxicar” o organismo.

Aproveitamos a matéria solicitada por uma cliente para seu blog em dezembro 2013, e por coincidência a matéria da VEJA dessa semana,  para informar sobre os poderosos sucos verdes para ajudar nesse processo.

Comece com o mais simples e vá introduzindo ingredientes novos no dia-a-dia. Recomendo que seja ingerido em jejum, mas ele também pode fazer parte do lanchinho entre as refeições ou ser o único alimento de manhã se adicionado alimentos mais calóricos como bananas, castanhas e sementes: chia, linhaça, gergelim, quinua, cereais como a aveia e é lógico gelo para refrescar esse calor.

Bom proveito!


Veja abaixo a entrevista que fiz com a nutricionista Dra. Marília N. Marangoni Ninot:

1- Como se dá a intoxicação do organismo?

R: A intoxicação de um organismo está associada a agentes químicos, a metais pesados e a microorganismos, como as bactérias e vírus. Entretanto alguns fatores externos e internos ao organismo podem provocar efeitos nocivos ao seu funcionamento e as consequências dependerão da intensidade dos agentes agressores e das condições dos nossos principais órgãos excretores (pulmão, pele, rins, intestino, fígado) para se livrarem deles. Se a intensidade da agressão for grande e os órgãos não conseguirem fazer seu trabalho diário o organismo dará sinais disso como inflamações, infecções, sintomas como dor no corpo, fadiga, enxaqueca, mau humor, desânimo, distúrbios gastrointestinais como diarréias, flatulências, entre outros.

Os principais agentes agressores ao organismo são: poluição atmosférica, cigarro, alimentos industrializados (podem conter aditivos que o organismo não reconhece), aditivos alimentares, excesso de sal, alimentos refinados (farinhas, açúcar), excesso de gordura animal, álcool, cafeína, produtos sintéticos ou naturais em excesso, alimentos contaminados por agrotóxico, entre outros. Por outro lado alguns fatores dificultam o trabalho de eliminação das toxinas do organismo, tais como: distúrbios emocionais (stress, ansiedade), sedentarismo (a atividade física aumenta a atividade do pulmão de eliminar as toxinas), falta de água (diminui atividades dos rins e do intestino).

2- Quais são os benefícios do suco verde (DETOX)?

R: Todos os sucos naturais de uma forma ou outra vão hidratar, nutrir e energizar o organismo, pois são compostos por alimentos crus, vivos, por água que hidrata (a água presente nos sucos de frutas e vegetais é melhor absorvida pelo organismo). Mas eles só funcionam se forem acompanhados por uma conscientização geral de cuidado ao corpo, como adotar uma dieta equilibrada, eliminar, ou pelo menos diminuir os fatores negativos citados acima, e inserir atividade física diária. E como tudo na vida nada em excesso faz bem à saúde.

Esses sucos também trazem consigo o contato com o alimento, o cheiro, o sabor e ao reaproveitamento deles pela terra.

3- Esses sucos podem ajudar a emagrecer?

R: Se inseridos no contexto de cuidados com a alimentação, atividade física regular, eles podem sim ser um aliado. Entretanto se o objetivo for perda de peso é necessário antes de tudo uma avaliação médica para descartar possíveis enfermidades e alterações nos níveis de nutrientes no organismo, depois uma avaliação nutricional para adequar a alimentação de acordo com a idade,  atividade física e outros fatores.  O suco por si só não faz perder peso e não pode substituir uma refeição.

4- Que nutrientes oferecem os sucos verdes?

R: Esses sucos são ricos em água estruturada (tensão superficial da água mineral é diferente da tensão superficial da água dos vegetais, estruturada, que é melhor absorvida pelo organismo), em clorofila, em minerais como potássio (desincha), magnésio, cálcio, ferro e vitaminas ( especialmente a vitamina C, potente antioxidante e que se perde rapidamente (oxida) nos alimentos cozidos), ácido fólico e fibras. As enzimas presentes nos alimentos crus (vivos) participam melhor na digestão, ajudando nos processos de indigestão alimentar, comum nessa época de festas. Pode conter outras propriedades, dependendo de sua composição, como o betacaroteno (antioxidante) das cenouras; auxiliar na digestão como a cúrcuma, o gengibre; acelerar o metabolismo como o chá verde, gengibre, pimenta, canela; ajudar a desinchar como a agua de coco, chá verde, cavalinha. Se ainda forem acrescidas sementes e oleaginosas (castanhas) germinadas os nutrientes serão reforçados.

5- Existe algum horário certo para tomar?

R: Sim, recomenda-se em jejum, principalmente pelas características citadas acima, a da água estruturada (rápida hidratação) e pelas enzimas (fácil digestão). O ideal, inclusive, seria esperar uns minutos para comer outros alimentos e sentir a verdadeira fome.

Num momento que o corpo está terminando seu trabalho e se preparando para mais um dia, começar com um alimento de fácil digestão e reparador, com certeza o dia será de muita energia!

7- Poderia nos dar uma receita?

Ex: 200-300 ml

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve orgânica (veja a diferença do verde dos orgânicos)-ou espinafre, agrião, escarola, chicória, salsinha, folhas da cenoura, salsão etc.
  • 1 maçã pequena com casca e sem sementes (ou morangos, abacaxi, melão, etc)
  • Suco de 2 laranjas (ou ½ copo de agua de coco, suco de ½ limão; chás preparados)
  • 1 cenoura pequena
  • Folhas de hortelã (ou capim santo, etc)
  • 1 fatia fina de gengibre fresco
  • 2 cubos de gelo (opcional)

Preparo 1:

Lave bem e esterilize (com hipoclorito de sódio) os vegetais. No copo do liquidificador coloque as folhas picadas, lavadas e higienizadas, a maçã e a cenoura picada, a hortelã, o gengibre, o gelo e o suco das laranjas. Bata até homogeneizar.

Preparo 2:

Na centrifuga passe a maçã, as folhas (empurre com a cenoura), as duas laranjas e os demais ingredientes. Rendimento 150 ml.

  • Se quiser mais doce acrescente ameixas secas sem sementes, tâmaras, uvas passa
  • Se quiser coar o ideal seria usar coador de voal, para aproveitar todos os ingredientes

OBS: todas as informações aqui descritas se referem a uma pessoa saudável.

Pessoas com doenças, em uso de medicamentos como anticoagulantes, e outros, restrições de alimentos, de líquidos e outros sintomas devem antes consultar um profissional de saúde.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.