Açafrão

Açafrão

Açafrão

O açafrão da terra é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia).

Também conhecido por cúrcuma ou açafrão da Índia, não é o mesmo que o açafrão de pistilos da planta, usado na culinária espanhola.

Sua característica principal é a forte cor amarela, transferida aos alimentos. Da sua raiz seca e moída, se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão e utilizado como condimento ou corante (amarelo e brilhante) na culinária e na produção de medicamentos.

Na Índia ele é o principal ingrediente do famoso curry. No Brasil, o uso do açafrão no preparo de determinados pratos é bastante regionalizado, como no caso do frango ensopado e da galinhada.

Benefícios

Estudos mostraram que o açafrão possui substâncias antioxidantes (Crocin e safranal) que ajudam nos processos inflamatórios e de envelhecimento celular (olhos, pele, músculo, inclusive coração, memória; artrites ) e portanto tem o efeito anticancerígeno. O Açafrão tem também propriedades antibacterianas.

Uso

O açafrão é usado a muitos anos como medicamento natural (medicina Ayurvédica). Sua cor amarelada fica bem com arroz, caldos, sopas, nos ovos mexidos, carnes e ensopados, ou até em massas e pães.

Como usar

Se você quiser adicionar em algum caldo o ideal é diluir o Açafrão da Terra em água fria e só então ser adicionado, pois assim não corre o risco de empelotar e não se incorporar.

Dica

Sempre que usar essa especiaria lembre-se de lavar os utensílios e potes logo em seguida, pois ele costuma manchar não só esses equipamentos como também roupas e até as mãos.

  • Recomendamos não exagerar no uso, pois em excesso pode causar náuseas e diarreias

Veja mais em: Pesquisas revelam que o açafrão ajuda no combate a depressão

Comentários